O veterano gregário neerlandês Wout Poels venceu pela primeira vez no Tour de France no mítico Mont Blanc no Tour de France. Na fuga desde a largada, Poels de 35 anos foi o melhor na escalada do Mont
O veterano gregário neerlandês Wout Poels venceu pela primeira vez no Tour de France no mítico Mont Blanc no Tour de France. Na fuga desde a largada, Poels de 35 anos foi o melhor na escalada do Mont Blanc deixando Wout van Aert para trás. O belga foi segundo enquanto o francês Mathieu Burgadeau completou o pódio.
Encerrando a segunda semana do Tour de France 2023 a caravana do ciclismo partiu de Les Gets. A cidade que serve de base para acesso aos alpes para esportes de inverno como esqui e alpinismo e no verão aos ciclistas é conhecida do público brasileiro por sediar etapas da Copa do Mundo de MTB. Já a chegada no Mont Blanc foi na cidade de Saint-Gervais a 1.350m de altitude.
Com cinco subidas categorizadas e chegada ao alto os ataques começaram na largada para formação da fuga do dia. Wout van Aert logo tomou a dianteira e um grupo grande se formou. Na marca de 49km do início da etapa, uma queda grande aconteceu em função de um espectador tentar tirar uma selfie e com isso derrubar o primeiro ciclista do pelote.
Na aproximação do Mont Blanc, Wout Poels atacou deixando Marc Soler e Wout van Aert na perseguição. O pelote vinha muito atrás a sete minutos.
Durante a escalada, Wout Poels que durante anos foi gregário de Chris Froome abriu grande vantagem sobre Wout van Aert. Já no grupo dos favoritos, Yates acelerou enquanto Pogacar ficou na roda de Vingegaard e Carlos Rodriguez. Na frente Soler esperou, estava armada a ponte para Pogacar atacar, contudo quando o esloveno atacou ele não conseguiu deixar Vingegaard para tras.
Ao final Wout van Aert foi segundo e Mathieu Burgaudeau o terceiro. Adrian Petitt da Intermarché foi escolhido o mais combativo. A classificação geral se manteve com Vingegaard dez segundos a frente de Pogacar enquanto Carlos Rodriguez está 5:21 atrás e Adam Yates assumiu o quarto lugar.
Results powered by FirstCycling.com
Jonas Vingegaard venceu o contrarrelógio individual simplesmente esmagando o tempo de de Tadej Pogacar. Vingegaard venceu com 1:38 de vantagem sobre Pogacar e 2:51 sobre Wout van Aert. Com o resultado Vingegaard começa a segunda semana com 1:48 de vantagem. Tour de France 2023 – Etapa 16 – Passy a […]