O australiano Kaden Groves levou a melhor no sprint da última etapa em Madri e faturou também a camisa verde de classificação por pontos; Evenepoel foi campeão de montanha e Juan Ayuso o melhor jovem
O australiano Kaden Groves levou a melhor no sprint da última etapa em Madri e faturou também a camisa verde de classificação por pontos; Evenepoel foi campeão de montanha e Juan Ayuso o melhor jovem
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Uniplublic
O australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) conquistou sua terceira vitória na Volta a Espanha neste domingo (17 de setembro), em Madri. Groves venceu a última etapa depois de levar a melhor no sprint contra o italiano Filippo Ganna (Ineos Grenadiers).
Foram 101.5km do Hipódromo de la Zarzuela até a capital espanhola, onde o pelotão completou nove voltas em um circuito. Groves fechou o cronômetro em 2h24min23s e se tornou o primeiro australiano a conquistar a camisa verde de campeão por pontos.
“Com certeza eu não imaginava vencer deste jeito. Eu queria vencer e assegurar a camisa verde, mas não era minha intenção ter que sair na fuga. Evenepoel era uma ameaça à camisa e eu desconfiava que ele tentaria alguma coisa. Não conquistar a camisa, mas buscar a vitória na etapa. Eu sabia que tinha que marca-lo. O final da etapa foi bem interessante. Eu não queria puxar no último quilômetro porque obviamente arruinaria meu sprint. Nos olhamos por um instante e então o pelotão chegou. Para mim foi melhor ele puxar o pelotão nos últimos quilômetros. Ser o primeiro australiano campeão da classificação por pontos é muito especial para mim”, disse Groves.
Feito histórico
A Jumbo-Visma arrematou um histórico pódio completo com as três primeiras colocação da classificação geral. O norte-americano Sepp Kuss, conhecido pelo seu importante trabalho como gregário em eventos anteriores, manteve os 17 segundos de vantagem sobre Vingegaard e 1min08s sobre Roglic.
Vale lembrar que Roglic foi o campeão (camisa rosa) do Giro d’Itália, Vingegaard foi o campeão (camisa amarela) do Tour de France e hoje Kuss completa este ciclo de conquistas ao estilo “Grand Slam do Ciclismo” jamais visto.
Para comemorar o feito, a equipe usou uma camisa especialmente criada com as cores que remetem às três vitórias de Gran Tour: faixa rosa para o Giro, amarela para o Tour e a vermelha para a Volta Espanha.
A bike de Sepp Kuss também recebeu as mesmas listras aplicadas no garfo e um adesivo onde se lê “The Hype is Real – GC Kuss”.
Mais difícil que o Angliru
Mas a glória de Kuss não veio sem um alto preço pago por ele e toda equipe, como deixou claro na entrevista coletiva:
“É incrível. Acho que hoje foi o dia que mais sofri na volta toda. Eu tinha um pressentimento que seria uma etapa pauleira quando vi todos os caras prontos para atacar. Sofri mais hoje que no Angliru. Foi uma bela maneira de terminar. Não vou ser um cara diferente só porque ganhei a Volta. De jeito nenhum. Eu ainda serei eu mesmo, mas certamente é uma mudança de vida. Agora é hora de celebrar e curtir com família e amigos que estão aqui. Vai ser muito especial estar com os ciclistas e o staff, contar as históricas das últimas três semanas. São tantas memórias e momentos tão bons”, afirmou o campeão na coletiva logo após o término em Madri.
Lisboa 2024
Em 2024, a partida da Volta a Espanha será em Portugal, que vai sediar três etapas. A largada será em Lisboa no dia 17 de agosto, com uma etapa que chega na cidade de Oeiras. A segunda etapa irá de Cascais a Ourém e a terceira etapa, no dia 19 de agosto, vai de Lousã a Castello Branco.
Esta será a segunda vez que a capital portuguesa recebe uma etapa da Volta a Espanha. A primeira foi em 1997 e, aliás, Lisboa foi a primeira cidade fora da Espanha a receber a largada da Volta. A largada em Lisboa/Oeiras/Cascais será a quinta fora do território espanhol. A segunda largada no estrangeiro foi em Assen (Países Baixos – 2009), Nîmes (França, 2017) e Utrecht (Países Baixos, 2022).
RESULTADOS
Results powered by FirstCycling.com
MELHORES MOMENTOS
AS CAMISAS
Camisa vermelha – líder da classificação geral – Sepp Kuss (Jumbo Visma)
Camisa verde – líder da classificação por pontos – Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck)
Camisa de bolinhas – líder da classificação de montanha – Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep)
Camisa branca – líder da classificação de melhor jovem – Juan Ayuso (UAE Team Emirates)
AS ETAPAS
Etapa 1 – 26 de agosto – Barcelona – Barcelona TTT 14,8km
Etapa 2 – 27 de agosto – Mataro – Barcelona 182km
Etapa 3 – 28 de agosto – Súria – Arinsal – Andorra 158,5 km
Etapa 4 – 29 de agosto – Andorra La Vella – Tarragona 185km
Etapa 5 – 30 de agosto – Morella – Burriana 186,5 km
Etapa 6 – 31 de agosto – La Vall d’Uixó – Pico del Buitre (Observatório Astrofísico de Javalambre) 183,5km
Etapa 7 – 1 de setembro – Utiel – Oliva 201km
Etapa 8 – 2 de setembro – Denia – Xorret de Cati 165km
Etapa 9 – 3 de setembro – Cartagena – Caravaca de la Cruz 184,5 km
4 de setembro: dia de descanso
Etapa 10 – 5 de setembro – Valladolid – Valladolid ITT 25,8km
Etapa 11 – 6 de setembro – Lerma – La Laguna Negra. Vinuesa 163,5km
Etapa 12 – 7 de setembro – Ólvega – Zaragoza 151km
Etapa 13 – 8 de setembro – Formigal – Tourmalet (França) 135km
Etapa 14 – 9 de setembro – Sauveterre-de-Béarn – Larra-Belagua 156,5km
Etapa 15 – 10 de setembro – Pamplona – Lekunberri 158,5km
11 de setembro: dia de descanso
Etapa 16 – 12 de setembro – Liencres Playa – Bejes 120,5km
Etapa 17 – 13 de setembro – Ribadesella/Ribeseya – Altu de L’Angliru 124,5km
Etapa 18 – 14 de setembro – Pola de Allande – La Cruz de Linares 179km
Etapa 19 – 15 de setembro – La Bañeza – Íscar 177,5km
Etapa 20 – 16 de setembro – Manzanares El Real – Guadarrama 208km
Etapa 21 – 17 de setembro – Hipódromo de la Zarzuela – Madrid. Paisaje de la Luz 101,5km
LEIA MAIS
Volta a Espanha no Bikemagazine
Site oficial La Vuelta