Equipamento em San Juan é um dos mais modernos do continente americano; novo velódromo poderá ser a sede do Campeonato Mundial de Pista em 2025Seleção argentina no novo velódromo Vicente Alejo Chancay, em San...
Equipamento em San Juan é um dos mais modernos do continente americano; novo velódromo poderá ser a sede do Campeonato Mundial de Pista em 2025
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Miguel Aguero
A cidade de San Juan, na Argentina, inaugurou nesta quarta-feira (14 de junho), o velódromo Vicente Alejo Chancay. O local recebe até o próximo domingo o campeonato pan-americano de pista e o local está confirmado pela UCI como sede do Campeonato Mundial de Pista de 2025.
O evento conta com a participação da seleção brasileira, que tem os atletas Alice Melo, Armando Camargo, Carolina Barbosa, Flávio Cipriano, João Vitor, Maria Tereza Muller, Samuel Stachera e Wellyda Rodrigues.
O novo equipamento localizado em uma área de 15.300 metros quadrados ao lado do Estádio del Bicentenário começou a ser construído em 2019. O velódromo tem capacidade para 5.862 espectadores e é um dos mais modernos do continente.
Será a primeira vez que a Argentina recebe o mundial e a quarta vez que o evento se realiza na América do Sul. O Uruguai hospedou o mundial em 1968, em conjunto com a Itália. A Venezuela sediou o mundial de pista em 1977 e a Colômbia duas vezes, em 1995 e em 2014.
Construído dentro dos padrões internacionais, o projeto é totalmente aprovado pela UCI. A construção teve a assessoria do canadense Peter Junek, que carrega a experiência de mais de 30 velódromos construídos em 14 países.
A pista de 250 metros do novo velódromo de San Juan é feita com madeiras vindas da Finlândia e do Canadá e tem uma inclinação que varia de 13,2 a 42,5 graus.
O velódromo é multidisciplinar e além de ciclismo deverá receber também eventos de hockey e patinação. Antes de sua inauguração o equipamento recebeu a visita de importantes ciclistas como o colombiano Fernando Gaviria e o italiano Elia Viviani.