09/06/2023

    Indústria francesa de bicicletas ganha investimento de 2 bilhões de euros para reforçar sua competitividade no mercado global

    2 bilhões de euros O governo da França está de fato empenhado em investir no ciclismo nos próximos anos. A medida mais recente é um aporte de 2 bilhões de euros (pouco mais de 10,5 bilhões de reais) até 2027 para o desenvolvimento da indústria de bicicletas no país. Segundo a primeira-ministra,

    Indústria francesa de bicicletas ganha investimento de 2 bilhões de euros para reforçar sua competitividade no mercado global

    2 bilhões de euros

    O governo da França está de fato empenhado em investir no ciclismo nos próximos anos. A medida mais recente é um aporte de 2 bilhões de euros (pouco mais de 10,5 bilhões de reais) até 2027 para o desenvolvimento da indústria de bicicletas no país.

    Segundo a primeira-ministra, Elisabeth Borne, a ideia é trabalhar em conjunto com autoridades locais e a expectativa é que esse valor investido seja triplicado no período. O principal objetivo é fortalecer o lugar da bicicleta na economia do país, o que deve se estender a outras áreas como a mobilidade urbana e o meio ambiente.

    Esse plano faz parte de um projeto maior intitulado França 2030, para o qual serão destinados 54 bilhões de euros (pouco mais de 284 bilhões de reais) para o desenvolvimento da competitividade industrial e tecnológica do país. No setor ciclístico, a meta é montar 1,4 milhão de bicicletas francesas até 2027 e chegar a 2 milhões em 2030. Em 2022 foram fabricadas 854 mil bikes na França.

    O plano prevê também incentivar o setor de bicicletas usadas, com subsídios para que os franceses façam a manutenção de suas bikes. Nesse sentido, o governo planeja aumentar os bônus de reparo e estendê-los às elétricas, aos componentes e às oficinas colaborativas. Ainda, os subsídios para aquisição de bicicletas – agora incluindo e-bikes – foram estendidos até 2027. Entre 2017 e 2022, mais de 300 mil pessoas foram beneficiadas, com ajuda governamental superior a 67 milhões de euros.

    Também estão previstos investimentos na infraestrutura, com a meta de sair dos 28 mil km de ciclovias atuais para 100 mil km em 2030, além de mais bicicletários nas estações de trem, prédios públicos e demais locais estratégicos. Para efeito de comparação, a malha de ciclovias e ciclofaixas de todas as capitais brasileiras soma 4,2 mil quilômetros (15% da atual malha cicloviária francesa).

    Veja mais: https://rebrand.ly/2bfranca

    Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

    Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

    Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike

    Isenção de Responsabilidade & Aviso Legal

    As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a política editorial do site. Nós apenas agregamos o conteúdo, caso tenha interesse em remover, entre em contato conosco.