26/03/2023

    Gent-Wevelgem 2023

    Neste domingo é disputada a clássica belga Gent-Wevelgem com 260km em disputa e que tem Wout van Aert como grande favorito. Gent-Wevelgem a corrida através dos campos de Flandres Desde 2014 a clássica Gent-Wevelgem recebe o sobrenonme “In Flanders Fields” (nos Campos de Flandres). A região dos Flandres belgas passou […]

    Gent-Wevelgem 2023

    Skip to content

    Neste domingo é disputada a clássica belga Gent-Wevelgem com 260km em disputa e que tem Wout van Aert como grande favorito.

    Gent-Wevelgem a corrida através dos campos de Flandres

    Desde 2014 a clássica Gent-Wevelgem recebe o sobrenonme “In Flanders Fields” (nos Campos de Flandres).

    A região dos Flandres belgas passou por uma completa devastação na primeira guerra mundial. As batalhas campais sepultaram todo romantismo que havia em participar de uma guerra. Um poema em específico passou a representar a dor daquele momento, o então tenente-coronel canadense John McCrae escreveu “In Flanders Fields” (Nos campos de Flandres) inspirado no funeral de um amigo morto no segundo dia de batalha em Ypres em maio de 1915.

    Soldados alemães cruzam os Flandres belgas durante a Ia Guerra Mundial
    Soldados alemães cruzam os Flandres belgas durante a Ia Guerra Mundial

    Em 1934 aconteceu a primeira prova de ciclismo entre Gent e Wevelgem, nos anos 50,60 e 70 ídolos como Eddy Merckx e Rik Van Looy venceram a prova enquanto após a década de 80 mais e mais velocistas foram se destacando como Mario Cipollini. Desde 2011 no WorldTour a prova passou a ser um queda de braço entre ciclistas clássicos e velocistas com vitórias de Peter Sagan, Greg Van Avermaert, Mads Pedersen e Wout van Aert entre outros. No ano passado, Biniam Girmay foi o vencedor tornando-se o primeiro negro africano a vencer uma prova no nível mais alto do ciclismo mundial.

    Os Hellingen e a disputa entre velocistas e clássicos

    Com 150km quase planos a prova pega fogo mesmo na entrada dos Hellingen (subidas curtas e duras), trecho onde mais sofrem os velocistas e a 34,5km do final  vira caça do gato ao rato com o pelote acelerando e tentando neutralizar os escapados.

    É nessa hora que a composição do grupo da frente faz a diferença, e a “politicagem” pode dar chance aos velocistas. Entre os favoritos está Wout van Aert que venceu a E3 Saxo durante a semana e tem uma equipe fortíssima. Biniam Girmay não está tão forte como no ano passado mas sua equipe promete o esquema “dedicação total a você”. O fortíssimo dinamarquês Mads Pedersen pode estar tanto no grupo escapado como disputar um sprint. Entre os velocistas destaque para os belgas Jasper Philipsen e Tim Merlier respectivamente pela Alpecin e Soudal e para a dupla Arnaud de Lie e Caleb Ewan pela Lotto.

    A Gent Wevelgem vai ao ar para o Brasil na Star+ ao vivo nesta manhã de domingo.

    Receba as novidades em seu e-mail

    Isenção de Responsabilidade & Aviso Legal

    As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a política editorial do site. Nós apenas agregamos o conteúdo, caso tenha interesse em remover, entre em contato conosco.