19/08/2022

    Dia nacional do Ciclista - confira dicas importantes de segurança - AltaMontanha

    O Dia Nacional do Ciclista é uma data de conscientização sobre a segurança no trânsito. A data 19 de agosto foi  escolhida em memória ao ciclista brasiliense, Pedro Davison, de 25 anos,  atropelado em

    Dia nacional do Ciclista - confira dicas importantes de segurança - AltaMontanha

    O Dia Nacional do Ciclista é uma data de conscientização sobre a segurança no trânsito. A data 19 de agosto foi  escolhida em memória ao ciclista brasiliense, Pedro Davison, de 25 anos,  atropelado em 2006, enquanto pedalava no Eixo Sul.

    O ciclismo é uma das formas de transporte mais democrática e sustentável.

    Assim a data é muito mais que apenas uma comemoração para quem escolheu o ciclismo como estilo de vida ou lazer. O Dia Nacional do Ciclista é um convite para refletir sobre as atitudes que tomamos no trânsito e lembrar a todos  da vulnerabilidade dos ciclistas nas ruas. E também promover o uso da bicicleta como um meio de transporte, uma vez que esse é reconhecidamente um dos transportes mais sustentáveis e democráticos, usado por esportistas, trabalhadores e estudantes das mais diversas classes sociais.

    Separamos algumas dicas para você praticar o ciclismo com mais seguranca:

    – Use sempre o capacete e e.se possível roupas coloridas.

    – Procure rotas mais seguras, de preferência utilizando ciclovias quando existentes.

    – Evite ao máximo pedalar em cima de calçadas, lembre-se que pedestres tem preferência.

    – Sinalize com as mãos e ao pedalar a noite, utilize lanternas.

    – Deixe sua bicicleta visível

    – Jamais pedale na contra mão

    – Tenha atenção redobrada nos cruzamentos

    – Não divida a pista com veículos maiores

    – Não ande entre os carros

    Sobre o autor

    Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

    Isenção de Responsabilidade & Aviso Legal

    As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a política editorial do site. Nós apenas agregamos o conteúdo, caso tenha interesse em remover, entre em contato conosco.