Criterium du Dauphine: Laporte vence etapa de abertura - Bikemagazine
Matteo Trentin foi o 2º e Rune Herregodts, que esteve na fuga do dia e foi alcançado no km final, ficou em 3º; veja melhores momentosLaporte fatura etapa inicial com largada e chegada em Chambon-sur-LacDo...
Matteo Trentin foi o 2º e Rune Herregodts, que esteve na fuga do dia e foi alcançado no km final, ficou em 3º; veja melhores momentos
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO
Christophe Laporte (Jumbo-Visma) venceu a etapa de abertura e é o primeiro líder da 75ª edição da Critérium du Dauphiné, que começou neste domingo (4 de junho) em Chambon-sur-Lac. Matteo Trentin (UAE Team Emirates) ficou em 2º e Rune Herregodts (Intermarché – Circus – Wanty) foi o 3º.
Herregodts e Fabio Van den Bossche (Alpecin Deceuninck) foram os primeiros a escapar. Rapidamente, Donavan Grondin (Arkéa Samsic) e, depois, Dorian Godon (AG2R Citroën) e Brent Van Moer (Lotto Dstny) os alcançaram.
Nas estradas que serão visitadas pelo Tour de France e pelo Tour de France Femmes avec Zwift no próximo mês, Donavan Grondin conquista os primeiros pontos KOM, subindo o Côte du Mont-Dore (km 33,8) e Côte de La Stèle (km 41,6), de categoria 4, e encerra com a camisa de bolinhas da liderança da classificação de montanha.
As chuvas atingiram o pelotão 75 km após o início da etapa. Em estradas molhadas e escorregadias, vários caíram, incluindo Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), um dos favoritos para a etapa. Enquanto tentava voltar, caiu novamente e abandonou quando a etapa entrou no trecho final, com um circuito de 23,1 km para cobrir três vezes.
Na chegada, velocistas como Sam Bennett (Bora-Hansgrohe) e Dylan Groenewegen (Jayco AlUla) acabaram ficando para trás. Jonas Vingegaard (Jumbo Visma) puxou um grupo reduzido para alcançar o escapado Herregodts, que atacou no início do dia e só foi pego nos últimos 20 metros.
“Foi no limite, com chuva na descida. um dia difícil e nervoso. Podíamos vê-lo à nossa frente, mas nunca se sabe e toda a equipe deu tudo. Até o Jonas me conduziu até os últimos 300 metros. No papel foi um bom dia para mim, com boas subidas, não muito íngremes, me caía bem. Eu sabia que tinha minhas chances e o time também. Eles trabalharam o dia todo, fico feliz em trazer essa recompensa para eles. É ótimo estar usando essa linda camisa amarela. Vou tentar honrá-la”, disse Laporte.
MELHORES MOMENTOS
CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA
1. Christophe Laporte (Team Jumbo-Visma) 03h43’30’’
2. Matteo Trentin (UAE Team Emirates) m.t.
3. Rune Herregodts (Intermarché – Circus – Wanty) m.t.
CLASSFICAÇÃO GERAL
1. Christophe Laporte (Team Jumbo-Visma) 03h43’30’’
2. Matteo Trentin (UAE Team Emirates) at 4’’
3. Rune Herregodts (Intermarché – Circus – Wanty) a 6’’
AS CAMISAS
Camisa amarela – líder da classificação geral – Christophe Laporte (Jumbo-Visma)
Camisa verde – líder classificaçãp por pontos – Christophe Laporte (Jumbo-Visma)
Camisa de bolinhas – líder classificação de montanha – Donavan Grondin (Arkéa Samsic)
Camisa branca – líder classificação melhor jovem – Rune Herregodts (Intermarché Circus Wanty)
AS ETAPAS
Etapa 1 – 4 de junho – Chambon-sur-Lac – Chambon-sur-Lac 158km
Etapa 2 – 5 de junho – Brassac-les-Mines – La Chaise-Dieu 167,5km
Etapa 3 – 6 de junho – Monistrol-sur-Loire – Le Coteau 194,5km
Etapa 4 – 7 de junho – Cours – Belmont-de-la-Loire (ITT) 31,1km
Etapa 5 – 8 de junho – Cormoranche-sur-Saône – Salins-les-Bains 191,5km
Etapa 6 – 9 de junho – Nantua – Crest-Voland 170,5km
Etapa 7 – 10 de junho – Porte-de-Savoie – Col de la Croix de Fer – 148km
Etapa 8 – 11 de junho – Le-Pont-de-Claix – La Bastille 152,8km
LEIA MAIS
Criterium du Dauphine no Bikemagazine
No Brasil os direitos de transmissão são da ESPN.