Penúltima etapa da competição será em Snowshoe neste final de semana e terá Tom Pidcock, Nino Schurter e Victor KoretzkyPassagem por ponte no trajeto do XCC em Snowshoe na temporada de 2022Do Bikemaga
Penúltima etapa da competição será em Snowshoe neste final de semana e terá Tom Pidcock, Nino Schurter e Victor Koretzky
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A Copa do Mundo de MTB entra na reta final das disputas do XCC e XCO com a etapa de Snowshoe, nos Estados Unidos, neste final de semana (28 de setembro a 1º de outubro). A competição termina em Mont-Saint-Anne, no Canadá, no final de semana seguinte (6 a 8 de outubro).
A etapa nos Estados Unidos foi escolhida por Henrique Avancini (Caloi Henrique Avancini Racing) para sua despedida internacional. O atual bicampeão mundial de MTB marathon (XCM) incluiu a etapa de Snowshoe por sua representação sentimental em sua carreira e estará na sexta-feira na prova de short track (XCC) e no domingo no cross country olímpico (XCO).
“Depois do título mundial de XCM diminuí a intensidade dos meus treinos, me concentrei muito em fazer o anúncio da minha aposentadoria e após isso eu comecei um bloco de treinamentos. Fiz um training camp isolado para utilizar a minha recuperação, meu tempo de descanso. Só almejei me preparar da melhor forma possível, chegar nas minhas melhores condições possíveis, mesmo que o resultado não seja primordial, acredito que essa seja a maneira de encarar uma Copa do Mundo”, destaca Avancini.
“Quando você vai alinhar contra os melhores no maior campeonato que existe, você precisa estar ao máximo empenhado, afiado, acho que foi dessa forma que eu consegui chegar às vitórias, foi dessa forma que eu disputei títulos, que eu ganhei não oficialmente o título geral de 2020, onde eu fui em uma temporada o atleta que mais subiu ao pódio, com 10 pódios em Copas do Mundo em um ano somente. Então eu só tentei fazer o meu melhor mais uma vez, pela última vez. Espero acima de qualquer coisa dar o meu melhor, fazer uma boa corrida e curtir o prazer desse processo mais uma vez”, afirmou.
“Vou fazer minha última Copa do Mundo e, sem dúvidas, é algo muito marcante, até porque eu cresci almejando conseguir competir na Copa do Mundo e isso foi durante alguns anos um sonho, um objetivo distante até disputar o circuito. Depois, pouco a pouco, fui ampliando minhas metas até conquistar meu primeiro Top 20, meu primeiro Top 10, meu primeiro pódio e minha primeira vitória. Conquistei tudo isso, então a Copa do Mundo durante anos foi o grande palco que tive para difundir e demonstrar o esporte, a principal forma de comunicação, de alcance, de compartilhar lições com os fãs desse esporte que tanto amo”, completou Avancini, que depois retorna ao Brasil para mais duas competições finais, o MTB Festival, em Mairiporã (SP) e a ultramaratona Brasil Ride, na Bahia.
A etapa vai contar com o novo campeão mundial, o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), que vai brigar pela vitória, sem pensar na classificação geral – é o 18º, com 516 pontos. O francês Victor Koretzky (Specialized), vencedor do XCC e do XCO da etapa anterior, em Les Gets (veja aqui) e do evento-teste do MTB XCO para os Jogos de Paris-2024 (veja aqui) tambem está confirmado, assim como o líder da classificação geral, Nino Schurter (Scott Sram).
Na classificação geral, Schurter lidera com 1.198 pontos, mas a disputa segue aberta, com seu compatriota Mathias Flückiger (Thomus Maxon) em segundo, com 1.100 pontos, e Luca Schwarzbauer (Canyon) em terceiro, com 1.073 pontos. Na disputa das mulheres, a holandesa Puck Pieterse (Alpecin QuickStep) segue em primeiro, com 1.546 pontos, com Mona Mitterwallner ((Cannondale Factory Racing)) em segundo, com 1.225 pontos, e Pauline Ferrand-Prévot (Ineos Grenadiers) em terceiro, com 1.157 pontos.
Onde assistir
Vale lembrar que a partir desta temporada os direitos de transmissão foram para a Warner Bros. Discovery e a gratuidade acabou. As corridas principais estarão disponíveis globalmente na plataforma GCN+, e ainda para assinantes dos canais Eurosport e Discovery +. A UCI transmite as disputas da Sub 23 em seu canal no YouTube.
Programação – horário de Brasília
Quinta-feira, 28 de setembro
14h45 – XCC Feminino Sub 23
17h30 – XCC Masculino Sub 23
Sexta-feira, 29 de setembro
16h30 – XCC Feminino Elite
17h15 – XCC Masculino Elite
Sábado, 30 de setembro
13h – Downhill – Final Feminino
14h – Downhill – Final Masculino
Domingo, 1º de setembro
9h – XCO Sub 23 Masculino
11h – XCO Sub23 Feminino
13h – XCO Elite Feminino
15h30 – XCO Elite Masculino
Programação 2023
25/03 a 26/03 – Enduro – Maydena, Austrália
31/03 a 01/04 – Enduro – Derby, Austrália
11/05 a 14/05 – XCO, XCC, XCM – Nove Mesto – Rep. Tcheca
02/06 a 04/06 – Enduro – Finale Ligure, Itália
08/06 a 11/06 – XCO, XCC, DHI – Lenzerheide, Suíça
15/06 a 18/06 – XCO, XCC, DHI, Enduro – Leogang, Áustria
24/06 a 25/06 – Enduro – Val di Fassa, Itália
29/06 a 02/07 – XCO, XCC, DHI – Val di Sole, Itália
24/08 a 27/08 – XCO, XCC, DHI – Pal Arinsal, Andorra
01/09 a 03/09 – DHI, Enduro – Peyragudes, França
07/09 a 17/09 – XCO, XCC, DHI, Enduro – Les Portes du Soleil, França
27/09 a 01/10 – XCO, XCC, DHI – Snowshoe, EUA
5/10 a 8/10 – XCO, XCC, DHI – Mont-Saint-Anne, Canadá
LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine