Copa do Mundo de MTB: Schwarzbauer vence XCC em Val di Sole - Bikemagazine
Henrique Avancini, o único brasileiro na disputa, que reuniu os 40 mais bem colocados do ranking UCI, terminou em 29ºSchwarzbauer na vitória em Val di SoleDo Bikemagazine Fotos de divulgaçãoO alemão L
Henrique Avancini, o único brasileiro na disputa, que reuniu os 40 mais bem colocados do ranking UCI, terminou em 29º
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O alemão Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV), atual campeão mundial de XCC (relembre aqui), venceu nesta sexta-feira (30 de junho) a prova de short track da etapa da Copa do Mundo de MTB em Val di Sole, na Italia, com o tempo de 19min35s. Schwarzbauer esteve toda a disputa nas primeiras posições e, na volta final, fez um forte ataque.
O sul-africano Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) foi vice, a 2 segundos, e o francês Joshua Dubau (Rockrider Ford Racing Team) terminou em 3º, a 3 segundos. Henrique Avancini foi o único brasileiro na prova e encerrou em 29º, a 28 segundos.
A disputa contou com os 40 mais bem colocados no ranking UCI. Foram oito voltas no circuito de 1.100m.
Schwarzbauer, Jordan Sarrou (Team BMC) e Pierre De Froindmont (Orbea Factory Team) largaram na frente. O alemão fechou a primeira volta em primeiro, com o campeão mundial Nino Schurter (Scott-Sram) logo atrás, em forte ritmo, que depois o ultrapassou. Na 5ª volta, Schwarzbauer voltou a assumir a liderança, com Schurter, Dubau, Mathias Flückiger (Thomus Maxon) e Sam Gaze (Alpecin Deceuninck) entre os perseguidores.
Na penúltima volta tudo estava por decidir. A velocidade não parou e a dedicação foi máxima. Schurter ficou na liderando da volta até cruzar a linha, mas logo Schwarzbauer começou a forçar o ritmo e só Dubau conseguiu acompanhá-lo. O alemão buscou suas últimas forças ue deixou todos para trás sem opções.
Na disputa das mulheres, a vencedora foi a austríaca Laura Stigger (Specialized), que derrotou no sprint final a holandesa Puck Pieterse (Alpecin Deceunninck). A campeã mundial, a francesa Pauline Ferrand Prevot (Ineos Grenadiers) ficou em 3º, a 5 segundos.
No feminino a disputa contou com 38 competidores, nenhuma brasileira. Foram sete voltas no circuito de 1,1km.
Neste sábado (1º de julho) a programação é dedicada ao downhill e, no domingo, as provas de XCO (cross country olímpico) encerram as competições. Vale lembrar que a partir desta temporada os direitos de transmissão foram para a Warner Bros. Discovery e a gratuidade acabou. As corridas principais estarão disponíveis globalmente na plataforma GCN+, e ainda para assinantes dos canais Eurosport e Discovery +. A UCI transmite as disputas da Sub 23 em seu canal no YouTube.
Sábado (1º de julho)
8h – Final DHI Feminino
9h – Final DHI Masculino
Domingo (2 de julho)
3h30 – XCO Feminino Sub 23
5h30 – XCO Masculino sub23
8h – XCO Feminino Elite
10h30 – XCO Masculino Elite