Pan-Americano no Panamá terá vaga direta para Paris-2024
Organização do evento, de 18 a 23 de abril, confirmou que os vencedores de estrada na Elite terão cota direta para os próximos Jogos Olímpicos Do Bikemagazine Fotos de divulgaçãoO Campeonato Pan-Americano de...
Organização do evento, de 18 a 23 de abril, confirmou que os vencedores de estrada na Elite terão cota direta para os próximos Jogos Olímpicos
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O Campeonato Pan-Americano de Estrada, de 18 a 23 de abril, na capital do Panamá, vai garantir uma vaga direta para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 aos campeões de Elite masculino e feminino, além de distribuir pontos importantes para o ranking mundial UCI rumo à qualificação para Paris-2024 nas restantes especialidades convocadas.
O campeonato ainda vai garantir 38 vagas para os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023, de 20 de outubro a 5 de novembro.
Esta será a primeira vez na história da América Central que o evento ciclístico mais importante do continente americano será realizado na região. O Campeonato Pan-Americano de Estrada começou a ser disputado em 1974. Nesta edição, terá as modalidades habituais de contrarrelógio individual e estrada para as categorias Elite, Sub-23 e Juniores no caso dos homens, bem como Elite e Juniores no caso das mulheres.
A organização anunciou a presença da maioria das 44 Federações Nacionais dos países do continente pertencentes à COPACI e cinco membros associados, vinculados à UCI e reconhecidos como únicas autoridades nesta disciplina pelos seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais.
São esperados 800 participantes. Durante o campeonato, também será realizado o Congresso Pan-Americano de Ciclismo, com a presença do presidente da UCI (União Ciclística Internacional), David Lappartient, dos presidentes das federações do continente e, como convidados de honra, do presidente da Federação de Ciclismo da Espanha, José Luis Cerrón, e da Federação de Ciclismo de Portugal, Delmino Pereira.
A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) divulgou a relação dos atletas convocados, que inclui nomes como o atual campeão brasileiro Elite e Sub 23 Vinicius Rangel (Movistar), Nicolas Sessler (Global6) e Tota Magalhães (Bizkaia-Durango), que vivem e integram equipes na Europa. Confira:
OS CONVOCADOS
Elite feminino
Aline Fátima Mariga Cavaglieri – Avulsa / MT
Ana Paula Polegatch – Indaiatuba Cycling Team
Ana Vitória Magalhães – Bizkaia-Durango
Taise Maiara Benato – Avulsa/SP
Talita Luz de Oliveira – Liga de Ciclismo Campos Gerais
Tamires Fanny Radatz – Avai F.C / FME Florianópolis
Elite masculino
André Eduardo Gohr – Unifunvic/Gelog/Pindamonhangaba
Caio Godoy Ormenese – Swift Carbon Pro Cycling Brasil
Cristian Egidio da Rosa – Taubaté Cycling Team/Tarumã/Araújo Simão
Magno do Prado Nazaret – Swift Carbon Pro Cycling Brasil
Nicolas Marioto Sessler – Global6
Vinicius Rangel Costa – Movistar Team
Sub 23 Masculino
Pedro Figueiredo Leme – Santos Cycling Team/Fupes
Vitor Eduardo dos Santos – Swift Carbon Pro Cycling Brasil
Pedro Miguel Freitas de Oliveira – Indaiatuba Cycling Team
Junior Masculino
Andrey Braguini André – Avulso/SP
Guilherme Assis Moreira – Dubem Team
Sérgio Henrique Armacolo Batista – Avulso/PR
Junior Feminino
Catharine Ehrmann Vieira – Prefeitura de Rolândia/ACR
Mayra da Costa e Silva – Avulso/SP
Mirelly Nunes Ferreira – Associação Joinvilense de Ciclismo
Comissão Técnica
Fernando Fermino – Chefe de Equipe
Antonio Carlos Silvestre – Coordenador Técnico
Cristiano Moura dos Santos – Mecânico
José Rone Ciriano de Moura – Apoio Técnico