Ackerman bate Milan e Cavendish no Giro, João Almeida sobe para terceiro - Pelote Ciclismo
Dia de sprint no Giro teve vitória italiana e abandono do campeão de 2020, João Almeida sobe para terceira posição na classificação geral. Giro d’Italia 2023 – Etapa 11 – Camaiori a Tortona – 216km Chuva e frio na mais longa etapa do Giro 2023. Antes da largada a lista […]
Dia de sprint no Giro teve vitória italiana e abandono do campeão de 2020, João Almeida sobe para terceira posição na classificação geral.

Giro d’Italia 2023 – Etapa 11 – Camaiori a Tortona – 216km
Chuva e frio na mais longa etapa do Giro 2023. Antes da largada a lista de abandonos cresceu com seis ciclistas testando positivo para covid-19 e dois por sintomas de gripe ou virose.
Líderes do Giro na largada:
- Geraint Thomas – Maglia Rosa – Classificação por Tempo
- Jonathan Milan – Maglia Ciclamino – Classificação por Pontos
- Davide Bais – Maglia Azurra – Classificação de Montanha
- João Almeida – Maglia Bianca – Melhor Jovem
Tao Geoghegan Hart abandona o Giro
Terceiro colocado na classificação geral e com um motorzão, Tao Geoghegaqn Hart, campeão do Giro 2020 era um grande favorito. Mas durante a descida do Colla di Boasi, Alessandro Covi escorregou no piso molhado e levou consigo diversos ciclistas entre eles os três melhores colocados da prova. Enquanto os demais se levantavam, Tao ficou no solo com muita dor e quando o carro da equipe parou ficou claro que ele não voltaria a prova. Mais tarde Tao foi diagnosticado com fratura no quadril.
De favorito a esperar por uma cirurgia no hospital público de Gênova, coisas do ciclismo. Primoz Roglic, segundo colocado também caiu e cruzou a chegada dolorido e com ralados da queda. Desapontado Matteo Tosatto, diretor da Ineos Grenadiers declarou:
“O giro acabou em um segundo, isso não é fácil. Ele estava em sua melhor forma, quando cheguei não podia tocar em sua perna, ele estava com muita dor. Amanhã vamos continuar, mas isso é difícil para os meninos.“
Fuga com seis ciclistas dominou o dia chuvoso
A fuga do dia teve seis ciclistas, mas dessa vez as equipes de velocistas mantiveram a corda mais apertada. No pelote Astana, Bahrain e Trek se revezaram para manter a vantagem abaixo dos quatro minutos. Na última subida do dia a Jayco AlUla acelerou para tentar fazer alguns velocistas como Mark Cavendish sobrarem. Nos 20km finais o belga Laurenz Rex ficou solo até ser neutralizado a 5km de Tortona.
Já dentro dos 3km finais, uma queda levou a uma quebra no pelote e um grupo menor acabou disputando a chegada. Mads Pedersen foi muito cedo para o sprint enquanto Jonathan Milan atrasou um pouco, isso permitiu que Pascal Ackermann e Mark Cavendish se destacassem. No final o alemão da UAE venceu pela primeira vez neste giro batendo por milímetros Jonathan Milan que fez um sprint muito longo e quase venceu. Mark Cavendish completou o pódio em sua melhor colocação nesse Giro.
Na classificação geral, Thomas segue liderando com dois segundos sobre Roglic e agora João Almeida a vinte e dois segundos.
Líderes do Giro 2023 após 11 etapas:
-
- Geraint Thomas – Ineos Grenadiers – Geral / Maglia Rosa
- Jonathan Milan – Bahrein Victorious – Pontos / Maglia Ciclamino
- David Bais – Eolo Kometa – Montanha / Maglia Azurra
- João Almeida – UAE Team Emirates – Melhor Jovem / Maglia Bianca
O Giro d’Italia é transmitido ao vivo:
Dsports – Em português para assinantes da DirecTV Go e Sky
GCN+ – Inglês, Espanhol
Rai Internacional – Italiano
Classificação do Giro d’Italia 2023
Results powered by FirstCycling.com